“Quanto antes melhor”. Este é o movimento de conscientização, lançado pela SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), no Outubro Rosa deste ano. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável, a fim de evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.
O Movimento Sindical apoia o Outubro Rosa e, para a entidade, a prevenção ainda é o melhor caminho. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), mais de 66 mil casos novos de câncer de mama estão previstos para cada ano entre 2020 e 2022.
Ir ao médico regularmente e fazer exames de rotina é essencial para manter a saúde em dia. Vale lembrar que a doença também pode surgir em homem. Representa, porém, 1% dos casos.
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é o mais comum em mulheres de todas as regiões do país. Para o ano de 2020, a taxa de incidência deve ser de 43,74 diagnósticos por 100 mil mulheres. Já a projeção para o número de mortes é de 17.572, para mulheres, e 189, para homens.
Detecção precoce
As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama incluem a abordagem de pessoas com sinais ou sintomas iniciais da doença, além do rastreamento, que consiste na aplicação de teste ou exame. (SBBA)