Nesta terça-feira (17/11), os bancários participam de mais um tuitaço contra os desligamentos no Bradesco. A orientação é usar as hashtags #QueVergonhaBradesco e #QuemLucraNãoDemite nos perfis nas redes sociais, preferencialmente no Twitter.
A ação de todos os sindicatos do país e da COE do banco visa denunciar a quebra do compromisso assumido pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), feito em mesa de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, de não realizar demissões durante a pandemia.
Durante a pandemia, os bancos já demitiram no Brasil mais de 12 mil trabalhadores este ano, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia. Somente o Bradesco demitiu mais de 1.800 empregados, mesmo com lucro de R$ 12,657 bilhões nos primeiros nove meses de 2020.
A ação nas redes sociais serve para chamar a atenção da sociedade da falta de compromisso das empresas. As demissões prejudicam também a população, que ter um atendimento precarizado e vai enfrentar ainda mais filas, em função do número reduzido de funcionários.(SBBA)