As entidades da Frente Pela Vida lançam a campanha O Brasil precisa do SUS para mobilizar a sociedade em relação à importância da defesa do Sistema Único de Saúde e dos riscos que está correndo.
Representantes das entidades da sociedade civil, da saúde, ciência, tecnologia e inovação, comunicação, educação, políticas públicas, entre outras áreas estão mobilizados para defender o SUS dos constantes ataques do governo. Recentemente, o decreto nª 10.530, cuja a intenção era privatizar as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de todo o Brasil, foi publicada.
Várias medidas do governo também promovem o desfinanciamento do Sistema, o que agrava a situação para 2021 e coloca em risco a capacidade de atender à demanda reprimida no pós pandemia. Ao invés de ter senso de urgência e de comprometimento em oferecer à população um plano de vacinação que contemple diversas vacinas em teste no Brasil, o governo apresentou algo incompleto e com ações insuficientes.
É o SUS, que mesmo em um momento de desmonte, dá resposta necessária durante a crise sanitária e sem ele o enfrentamento seria muito mais difícil. Salvou a vida de milhões e poderia fazer mais se tivesse estrutura e financiamento adequados. Defender o Sistema único de Saúde é pensar no bem-estar da população.