Caixa quer antecipar pagamento de IHCD ao Tesouro

0 306

A direção da Caixa pretende realizar um completo absurdo: quitar mais de R$ 5 bilhões em instrumentos híbridos de capital e dívida (IHCD) até março deste ano. A notícia que foi veiculada na grande mídia ainda informa que o valor pode ser maior caso a abertura de capital da Caixa Seguridade seja realizada durante o período.

Desde o mês passado, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já havia anunciado a intenção de devolver mais de R$ 10 bilhões de IHCD ainda em 2021. Para realizar o pagamento, será necessário abrir o capital de cinco subsidiárias – Caixa Seguridade, Caixa Cartões, Caixa Loterias, gestão de recursos e o banco digital que ainda não foi criado.

A venda de ativos da empresa não resolve o problema de caixa do governo, além de ser prejudicial para a instituição financeira. Significa queimar o patrimônio público e enxugar a capacidade do banco de investir no desenvolvimento do país.

Ao invés de acabar com o patrimônio nacional, a Caixa deveria ser fortalecida, já que é responsável por gerir as principais políticas públicas para ajudar a população e desenvolver o país. O governo tem somente como objetivo descapitalizar o banco, sendo inoperante e incapaz de criar soluções para tirar o país da crise. (SBBA)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.