A farra no sistema financeiro é uma velha conhecida no Brasil. O lucro exorbitante é notícia recorrente. Mas, parece que a vida boa dos banqueiros, que só sugam o dinheiro dos clientes e exploram os bancários, pode estar com os das contados.
É que foi apresentada proposta na Câmara Federal cm foco na alta da taxação dos bancos para minimizar os efeitos da crise econômica na população. A ideia dos deputados é aumentar de 20% para 25% o valor da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) pago pelos bancos para bancar a assistência à aposentadoria de pessoas de baixa renda.
Outra proposta com o mesmo entendimento é o Projeto de Lei 5376/20 protocolado na Câmara. O PL prevê o aumento de 20% para 23% e de 4,65% para 10%, respectivamente, das alíquotas da CSLL e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) incidentes sobre instituições financeiras. Agora, é só esperar o resultado. Os bancos possuem lucratividade extraordinária, mas o que é entregue à sociedade por meio da tributação não é condizente com o que é retirado da população. (SBBA)