COVID-19: Sindicato envia ofício à Secretaria Municipal de Saúde
O aumento expressivo no número de casos de infecção para a Covid-19, bem como o aumento absurdo de mortes no país, 1.582 nas últimas 24 horas, totalizando 251.661 óbitos desde o começo da pandemia, levou o Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, a enviar um ofício à Secretaria Municipal de Saúde solicitando a inclusão dos empregados das unidades bancárias na lista de testagem para a doença.
O Sindicato entende que a categoria está exposta, através do labor diário do atendimento bancário, e o risco de contaminação torna-se muito alto. “A atividade bancária requer o atendimento a toda população e o fluxo diário de pessoas que circulam nas agências é enorme. Por isso, é essencial que os trabalhadores bancários possam estar na lista de testagem para que, assim, possa diminuir o alastramento desta doença”, explicou Paulo Eduardo, vice-presidente do Sindicato.
A preocupação com a pandemia é enorme. Além do alto número de mortes, leva-se em conta o alto número de internamentos no Estado. A Bahia registrou esta semana mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI e se os números aumentarem, a população ficará sem atendimento. O governador Rui Costa anunciou ontem (25) um lockdown em todo o estado até a segunda-feira (1º). O fechamento dos serviços, que ocorrerá de maneira escalonada, começará hoje.
Segundo o decreto, o descumprimento da orientação pode gerar prisão por crime contra a saúde pública. Desta forma, a partir das 17h o comércio de rua será suspenso. Às 18h, haverá o encerramento dos bares e restaurantes e às 20h todos os shoppings da cidade deverão encerrar as atividades.