Preocupados com o avanço da coronavírus, o Sindicato dos Bancários de Itabuna se reuniu com a Comissão de Enfrentamento à Covid-19, em Itabuna, para discutir os altos índices de contaminação na região. O Sindicato irá enviar, ainda nesta semana, sugestões às secretarias municipais a respeito do decreto que será publicado com normas que contenham a disseminação do vírus na cidade.
Paulo Eduardo, vice-presidente do Sindicato e membro do Conselho de Saúde da cidade, destacou que a prioridade deve ser medidas a fim de se evitar aglomerações.
Os bancos, como parte dos serviços essenciais, ainda são alvos de contaminação pelo grande fluxo de pessoas. Por isso, são necessárias ações que garantam a integridade da categoria, bem como dos próprios clientes, que utilizam os serviços bancários.
A proposta é que o esforço em disciplinar a população e diminuir a aglomeração sejam concentrados nos bancos onde tem mais aglomerações. Além disso, o Sindicato propõe que no documento, constem normas para o atendimento essencial, bem como a intensificação das rondas da Guarda Municipal nas filas que se formam fora da agência, uma vez que os normativos dos bancos e dos vigilantes, que são regulamentados pela Polícia Federa, impedem que estes trabalhadores atuem fora da agência.
“Estas sugestões são de extrema importância num período da pandemia que mais mata diariamente. O Sistema Único de Saúde (SUS) está em colapso e várias pessoas ficarão sem atendimento pela falta de disponibilidade de leitos hospitalares e de UTI. Precisamos conter o avanço desse vírus na cidade para que essas mortes sejam evitadas”, afirmou Paulo Eduardo, Vice-presidente do Sindicato.