Covid-19: Brasil registra 2.027 mortes e 45.178 novos diagnósticos

0 362

O total de mortes causadas pelo novo coronavírus subiu para 383.502. Entre ontem e hoje, foram confirmados 2.027 novos óbitos.  Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.543. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -13%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença.

Tanto os dados de óbitos, quanto de contágios apresentam viés de baixa, embora configurem patamar de estabilidade. Esta estabilidade também se dá num patamar muito alto de infecções e mortes, mas sinaliza para uma eventual queda na curva. Ainda é cedo para afirmar se a queda se acentua, o que confirmaria efeito de medidas restritivas em muitos municípios do país nos últimos dias. Mas a variação pode estar relacionada com a própria dificuldade burocrática do registro em períodos de feriados e plantões reduzidos nas secretarias de saúde.

Os dados de hoje revelam uma oscilação maior do que a que costuma ser observada diariamente. O estado de São Paulo, por exemplo, registrou ontem 977 óbitos, enquanto hoje o número ficou em 183. Outro estado que apresentou grande diferença foi o Rio Grande do Sul, que teve ontem 175 mortes e hoje 62.

Ainda há 3.643 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa sai após o óbito do paciente.

Já a soma de casos acumulados desde o início da pandemia subiu para 14.167.973. Entre ontem e hoje, foram confirmados 45.178 novos diagnósticos positivos.  A média móvel nos últimos 7 dias foi de 59.149 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -11% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

As informações estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quinta-feira (22). O balanço é elaborado a partir dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde.

Fonte: Portal Vermelho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.