Dez centrais sindicais anunciaram nesta quarta-feira (9), em nota conjunta, que apoiam as manifestações de 19 de junho – o 19J – contra o presidente Jair Bolsonaro.
Na véspera, dia 18, as entidades farão “mobilizações nos locais de trabalho e terminais de transporte público”. Assinam a nota CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, CSP-Conlutas, InterSindical, CGTB e Pública.
Além do “Fora, Bolsonaro”, a pauta das centrais inclui bandeiras como o auxílio emergencial de R$ 600, o combate à fome e à carestia, vacina já para todos e a extensão do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda.
Com relação a agenda do Congresso Nacional, os sindicalistas se posicionam contra a reforma administrativa e defendem a Agenda Legislativa das Centrais.
Para 18 de junho, as centrais planejam a realização de protestos descentralizados, em todo o Brasil, sem aglomeração. Nas ações, as centrais vão reforçar “a importância de trabalhadores e trabalhadoras cumprirem esses protocolos sanitários no dia seguinte, 19 de junho”, quando os atos contra Bolsonaro serão mais concentrados.
Para as centrais, o que está em jogo é a “construção de um país democrático e no combate à prática de destruição das nossas instituições e dos nossos direitos adotada pelo governo federal”.
Fonte: Portal Vermelho