Já está no ar a campanha a favor dos funcionários do Itaú e contra os descasos da empresa, que demite centenas de bancários desde o ano passado em plena pandemia. Hoje 28/06, às 17h, um tuitaço com a hashtag #QueVergonhaItau toma conta das redes sociais. Os trabalhadores do maior banco privado do país têm sido afetados pelos sucessivos processos de reestruturação através de demissões, fechamento de agências e alteração nas funções.
Para piorar, a direção do Itaú implanta programas de metas abusivas. Diferentemente do que mostra nas propagandas, que prega a responsabilidade social, a realidade nas unidades é assédio moral institucionalizado na empresa, resultando no adoecimento de boa parte dos bancários. As medidas adotadas pelo banco elevam consideravelmente a sobrecarga de trabalho e ampliam a rotatividade nos postos.
O ambiente no Itaú é nocivo aos empregados. A campanha do movimento sindical quer pressionar a direção do banco a rever as práticas que causam sofrimento aos funcionários, além de alertar a sociedade sobre os problemas enfrentados nas agências pelo país. Os sindicatos estão mobilizados para que o Itaú não aumente o lucro às custas de demissões e assédio moral.
#QueVergonhaItau