CATEGORIA BANCÁRIA INCLUÍDA NO PNI

0 360

Após intensa mobilização do Movimento Sindical, que pressionou o Executivo e Legislativo durante meses, finalmente o Ministério da Saúde incluiu a categoria no PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a Covid-19. Uma grande vitória e um alívio para a categoria que vem sofrendo com a exposição ao vírus desde o começo dessa pandemia.
O Sindicato solicitava a inclusão dos trabalhadores no PNI há vários meses. Diversos ofícios foram enviados ao Ministério da Saúde. Paralelamente, foram feitas reuniões com as prefeituras, Ministério Público do Trabalho e Ministério da Economia. Alguns municípios, inclusive, vacinaram a categoria.
Em reunião com o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), o ministro Marcelo Queiroga se comprometeu a enviar as doses necessárias aos estados para imunizar a categoria a partir da próxima semana.
O ministro afirmou que a decisão do PNI foi técnica e uma nota será publicada na sexta-feira (9) para orientar a aplicação de vacinas nestes profissionais.
A data de vacinação e como essa prioridade será colocada em prática dependem de como estados e cidades, que têm autonomia, irão organizar a convocação do grupo a partir das previsões de doses que serão divulgadas pelo governo federal. O informe técnico com detalhes sobre a vacinação será publicado até o fim desta semana.
A força dos trabalhadores ao lado dos sindicatos foi primordial para mais essa conquista. Agora a luta é para que os vigilantes e prestadores de serviços sejam incluídos também no PNI. A luta não pode parar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.