Os ataques que o Santander tem promovido contra os direitos dos trabalhadores de todo o Brasil foram o norte para o Encontro Nacional dos Funcionários, realizado ontem. O tema deste ano é “Contra a precarização, em defesa da vida e do emprego”. A truculência em relação às representações sindicais que defendem a categoria também foi destaque.
Durante o encontro foi relatado pelos trabalhadores que o Santander é o que mais promove ataques aos direitos dos funcionários e o que mais realiza práticas antisindicais, estabelecendo confrontos que ameaçam os direitos. Porém, as ações do banco não intimidam as entidades, que utilizaram o debate para pensar e organizar a luta contra as arbitrariedades da empresa.
Se antes o Santander era tido como um dos bancos que mais era possível conseguir avanços, o cenário atual mudou, se tornando o pior com demissões e desrespeito. Os representantes dos funcionários tentam buscar soluções através das negociações, mas o banco espanhol, em uma postura truculenta, obriga a travar inúmeras batalhas judiciais para preservar os direitos dos empregados.
Fonte: SBBA