DIA DO BANCÁRIO: HISTÓRIA DE LUTAS, RESISTÊNCIA E CONQUISTAS

0 328

Amanhã, 28 de agosto, é o Dia dos Bancários. Não há dúvidas, o que mais queríamos nesta data era o reconhecimento dos banqueiros de todos os esforços feitos para manter altos lucros dos bancos no Brasil há muitos anos.

Também é dia de reflexão e de mantermos nossa organização e unidade para enfrentarmos os desafios que se apresentam.  Agora a nossa luta é contra as reformas da MP 1045 e PL 1043 que preveem abertura dos bancos aos finais de semana e o aumento da jornada de trabalho que é uma conquista de 88 anos, além da redução das horas extras. Juntos vamos manter direitos e continuar atuando para o bem-estar de todos e todas com trabalho, solidariedade e a força da categoria essencial ao povo brasileiro.

Um momento para refletirmos acerca das conquistas e ampliação de direitos. É bom lembrar que foi a luta, união, participação, empenho, garra e sacrifício de homens e mulheres bancárias que tornou possível a conquista do que já temos e contribuiu para que a categoria figure no topo das mais respeitadas do Brasil e uma das únicas a ter uma Convenção Coletiva de Trabalho de âmbito nacional.

Neste 28 de agosto, bancários e bancárias comemoram seu dia sem deixar a luta por melhores condições de trabalho, por qualidade de vida e pela manutenção do patrimônio público do povo brasileiro. O histórico de luta e unidade, referências para toda a classe trabalhadora, são marca registrada desse conjunto de trabalhadores que, mesmo a serviço dos patrões mais poderosos do mundo do trabalho, fazem a diferença na sociedade brasileira.

Não vai ser fácil! Ser democrático e solidário nunca é! Enfrentaremos vários desafios com o governo ultraliberal de Bolsonaro. Mas vamos seguir unidos e firmes na luta.

Parabéns a todos os profissionais da categoria bancária, que atuam na linha de frente no atendimento à população durante a pandemia, para a realização de diversos serviços essenciais fundamentais e para garantir que políticas públicas cheguem a quem precisa nesse momento de crise sanitária, econômica e política. Parabéns, bancári@! A luta coletiva do Sindicato só faz sentido porque você existe!

 

TUDO O QUE TEMOS

CONQUISTAMOS COM MUITA LUTA E GREVES AO LONGO DOS ANOS

Jornada de seis horas –  Conquistada em 1962 após 63 dias de greve, quando morreram 9 bancários e o Congresso Nacional, sob forte pressão da categoria, aprovou a Lei que garante essa prerrogativa: jornada de 30 horas semanais.

Salário de ingresso

Reajuste salarial

Auxílio refeição/cesta alimentação

Abono salarial

Participação nos Lucros

Gratificação de função

Gratificação de caixa

Auxílio/Creche/Babá/Filhos excepcionais

Auxílio-educação

Adiantamento do 13º salário

Salário do substituto

Adicional por tempo de serviço

Seguro de vida em grupo

Auxílio funeral

Ausências legais

Assistência médica e hospitalar ao bancário demitido

Indenização por morte ou incapacidade decorrente de assalto

Requalificação profissional

Folga Assiduidade

Licença-Paternidade 20 dias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.