CONSCIÊNCIA E RESISTÊNCIA NEGRAS : AMANHÃ TEM FORA BOLSONARO POR UM PAÍS MAIS JUSTO

0 389

Os grandes problemas nacionais estarão, como sempre, presentes na boca dos protestos: desemprego; descontrole no custo dos alimentos, do gás, dos combustíveis, da conta de luz e da moradia; pobreza e fome voltando aos níveis do século passado. E como os grandes problemas nacionais são mais graves para a população negra, o #N20ForaBolsonaroRacista será a tag dos protestos do sábado.
O racismo estrutural no Brasil chegou ao seu ápice com Bolsonaro. Nos dois primeiros anos deste governo, a fome aumentou 27,6% no Brasil. E mais da metade da população brasileira, ou 116,8 milhões de homens, mulheres e crianças estão hoje em situação de insegurança alimentar. A maioria é negra: dados do Olhe para a Fome apontam que eles são 10,7% dos que não comem. O número cai para 7,5% entre os brancos.
Se 13,7 milhões de brasileiros estavam sem emprego no Brasil de Bolsonaro, em 2020, entre os negros o número é ainda mais trágico. São 17,8% de pretos desempregados e 15,4% de pardos. Números muito acima da média nacional. Entre os brancos, 10,4% não conseguem emprego no Brasil capitaneado por Bolsonaro, informa o IBGE.
Também são os negros que amargam os piores postos de trabalho. Segundo o IBGE, em 2019 os brancos eram 38,92% dos trabalhadores com carteira assinada. Para os pretos e pardos, somente 32,22%. Também são os que ganham menos, com remuneração média quase R$ 1.000 mais baixa que os trabalhadores brancos. A taxa de informalidade é outro dado revelador do racismo estrutural que envergonha o país: enquanto chega a 30,1% dos empregos dos brancos, bate a casa dos 39,9% para os pretos e 43,5% para os pardos.
Por motivos como esses o Brasil une forças nas ruas Amanhã. Em Itabuna o ato esta marcado para as 9h na Praça do Jardim do Ó. A pandemia ainda não acabou, então se proteja, leve sua marcara e álcool em gel.
Aguardamos você!

Fonte: Brasil de Fato com redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.