Não é novidade a terceirização dos serviços de limpeza nos bancos. Contudo é bom esclarecer as mazelas de tais contratações, via de regra os contratos são por horas trabalhadas, geralmente 40 horas semanais, o que já deduz 16 horas mensais e proporcionalmente pagam menos que um salário mínimo. Quem trabalha 200 horas mensais tem direito ao vale alimentação.
Até o mês de dezembro, a empresa contratada pela caixa era a Liderança, que segundo informações, será substituída pela Suricate, porém o contrato da Liderança foi prorrogado através de um termo aditivo até o mês de abril. A terceirizada informou aos trabalhadores que seus contratos de trabalho seriam também automaticamente prorrogados. Só que, vários empregados da terceirizada tiveram suas horas reduzidas para 120 horas mensais, o que, redundará numa redução salarial e, além disso, ficarão sem o direito ao vale alimentação.
O salário mínimo brasileiro está sem reajuste real desde 2019, estamos convivendo com uma aceleração nos preços dos alimentos. Portanto, ganhar menos que um salário mínimo é extremamente desumano. Mais um motivo para lutarmos pela revogação da reforma trabalhista e da lei da terceirização.
Trabalhadores exigem respeito e dignidade.