Governadores de 21 estados decidiram prorrogar por 60 dias o congelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis. A crise dos preços de gasolina e diesel tem pressionado Jair Bolsonaro, que tenta repassar a responsabilidade do problema aos chefes dos executivos estaduais.
O governo Bolsonaro, na tentativa de salvar a sua gestão, anunciou que vai enviar uma Proposta de Emenda à Constituição para diminuir os impostos, incluindo o ICMS.
Ou seja, a bomba fica na mão do Parlamento, ao mesmo tempo em que indiretamente Bolsonaro faz de conta que os culpados pelo preço alto são os governadores, que anunciaram o congelamento do imposto. Ou o Congresso aprova a PEC, dando crédito ao presidente pela redução de preços, ou Bolsonaro põe a culpa no Legislativo.
Vale ressaltar que as altas dos preços dos combustíveis se devem à política implantada após o golpe de 2016, em que os valores são reajustados de acordo com o preço no mercado internacional. Quanto mais alto o dólar e o petróleo, mais caro os brasileiros pagam.
Sign in
Sign in
Recover your password.
A password will be e-mailed to you.