ANALFABETISMO VOLTA A CRESCER NO BRASIL

0 392

Mais um efeito do desastroso governo Bolsonaro. Um estudo divulgado pelo programa Todos pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostra que 41% das crianças de 6 e 7 anos não sabem ler e escrever. Esse é o maior índice de analfabetismo registrado no país desde 2012.
O recorte de idade se deu em razão do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem como diretriz curricular a alfabetização de crianças no 1º e 2º ano do ensino fundamental, quando as crianças tem idades entre 6 e 7 anos.
Entre algumas das justificativas apontadas para o problema estão os impactos da pandemia, onde os professores e crianças precisaram buscar novos métodos de ensino e aprendizagem, a quebra da rotina escolar, assim como a falta de políticas públicas para que os responsáveis pela orientação das crianças pudessem ter condições de fazer esse trabalho no dia a dia.
Além do aumento do índice de analfabetismo, o estudo faz um recorte de que os maiores impactados são crianças pobres e negras. Como sempre, os mais pobres são as maiores vítimas da incompetência deste governo.

Fonte: Feebbase

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.