MULHERES TOMARÃO AS RUAS NO 8 DE MARÇO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E BOLSONARO NUNCA MAIS

0 369

O fim da violência contra a mulher será a bandeira principal das manifestações programadas para o 8 de março – Dia Internacional da Mulher – deste ano. Pauta prioritária dos movimentos feministas, que envolve tanto a questão de gênero como a de violência doméstica, foi escolhida para o evento, que volta a ser realizado presencialmente nas ruas de várias cidades, depois de dois anos de pandemia.
Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Data Senado, em parceria com Observatório da Violência Contra a Mulher, no final de 2021, mostrou que 86% das mulheres brasileiras perceberam um aumento da violência contra elas. O número de casos é 4% maior que em 2020. Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu três mil pessoas, entre 14 de outubro e 5 de novembro, cerca de 68% das pessoas entrevistadas conhecem alguma vítima e 27% declararam já ter sofrido este tipo de violência.
Este ano o movimento de mulheres volta às ruas em um momento decisivo para o país, com a proximidade das eleições gerais e chances reais de derrotar o presidente Jair Bolsonaro nas urnas. O atual governo foi especialmente perverso com as mulheres, incentivando a discriminação de gênero e destruindo as políticas de combate à violência contra as mulheres.
O protesto do 8 de março será o espaço para que as mulheres reafirmem suas pautas por igualdade de oportunidades, respeito aos direitos reprodutivos e contra qualquer tipo de discriminação e violência.

Em Itabuna, o ato se concentra no Jardim do O, as 9h.
Participe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.