As mulheres de Itabuna se manifestaram hoje (08), data que marca o Dia Internacional de Luta das Mulheres. Depois de dois anos de pandemia, o evento voltou a ser realizado presencialmente. O ato se concentrou na Praça Adami, às 9h.
A pauta prioritária do movimento feminista envolve tanto a questão de gênero como a de violência doméstica. Dados do Instituto DataSenado mostram que 86% das brasileiras perceberam um aumento de violência contra elas. O número de casos é 4% maior do que o registrado em 2020.
Além disso, as mulheres se uniram para lutar contra mais retrocessos impostos pelo governo Bolsonaro, pelo fim do machismo, racismo e fome.
O protesto do 8 de março foi o espaço para que as mulheres reafirmassem suas pautas por igualdade de oportunidades, respeito aos direitos reprodutivos e contra qualquer tipo de discriminação e violência.
Enfermeiras reivindicam piso salarial
Neste 8 de Março, se destacou ainda a manifestação das enfermeiras e enfermeiros promovida pelo SINDSEV, pela votação do PL 2564/2020, que cria o Piso Salarial Nacional.
O PL pode contribuir para reduzir desigualdade salarial, numa profissão que é 85% feminina, e trazer um pouco de reparação e dignidade à categoria. Há 30 anos que as profissionais sofrem com baixos salários e desvalorização.
As assinaturas pedindo a tramitação em regime de urgência já foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), onde o PL tramita, após aprovação no Senado.