O lucro líquido consolidado do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander – os quatro maiores bancos do Brasil com capital aberto na Bolsa de Valores – no primeiro trimestre de 2022 foi o maior da história. Juntos, os chamados “bancões” registraram lucro líquido de R$ 24,3 bilhões entre janeiro e março.
Enquanto os bancos lucram bilhões os bancários continuam empenhados na campanha salarial. O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região já está mobilizado. Um ato aconteceu hoje na porta do Bradesco, assim, e é fundamental que toda a categoria esteja unida e mobilizada para fortalecer a luta pela garantia dos direitos durante esse período de negociação com os bancos que começou dia 22 e segue até o dia 24 de agosto.
A expectativa da categoria é para que o acordo seja assinado antes de 1º de setembro, quando a atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) perde a validade. Até lá, todos devem se mobilizar para manter os direitos já assegurados e avançar nas conquistas.
Entre as principais reivindicações estão o aumento real de 5% (INPC +5%); aumento maior para os vales refeição e alimentação; manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste; garantia dos empregos, fim das metas abusivas e questões relacionadas à saúde, como, por exemplo, o acompanhamento e tratamento dos bancários com sequelas da covid-19.
A minuta de reivindicação já foi entregue à Fenaban no dia 15 deste mês e as negociações já começaram.
O slogan #BoraGanharEsseJogo foi escolhido no intuito de manter uma linguagem jovial, com diálogos leves com bancários e sociedade, inspirado em jogos e vai reforçar a necessidade de conscientização dos empregados durante as negociações com os bancos.
União, resistência, luta e resiliência são características históricas que colocaram o movimento bancário na vanguarda do movimento sindical. Por isso, a categoria deve lutar para vencer todas as fases do jogo. O cenário do país é preocupante.