A postura do Santander com o movimento sindical vai de mal a pior. De forma unilateral, o banco resolveu alterar o horário do atendimento gerencial de todas as agências do Brasil das 9h às 17h, a partir de segunda-feira (18/07). Detalhe: a empresa nem sequer discutiu com os sindicatos a ampliação do horário, e nenhum comunicado oficial foi enviado.
A representante de Relações Sindicais do Santander, Fernanda Manduco, fez o contato apenas por telefone, através do celular pessoal do diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, ontem. Ou seja, às vésperas da mudança. Imediatamente o dirigente questionou a ausência da comunicação oficial da empresa. É inadmissível que o banco não dialogue sobre uma medida que tem impacto direto na vida dos trabalhadores.
O banco quer aumentar a jornada do trabalho diária em 2h, sobrecarregando e adoecendo ainda mais os funcionários. De acordo com pesquisa do movimento sindical, 40% dos bancários tomam remédio tarja preta para suportar o dia a dia nas unidades. Mas, a empresa não está preocupada com a saúde dos trabalhadores, apenas com o lucro.
O Sindicato defende mais contratações para suprir a demanda. Não dá para simplesmente ampliar o atendimento com um quadro já deficitário.
Fonte: SBBA