CCT GARANTIU AOS BANCÁRIOS DIREITO À PLR

0 394

Nenhum direito foi simplesmente dado. Após anos de luta do movimento sindical, a categoria bancária conquistou o direito a PLR (Participação nos Lucros e Resultado) em 1995, três anos após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho.

Com a conquista inédita no país, os empregados dos bancos privados se tornaram os primeiros do Brasil a conquistar o benefício. Já na Caixa, a PLR só começou a ser paga em 2003, como fruto de intensas negociações para que os empregados do banco tivessem direito.

Através da Convenção Coletiva, todos os bancários foram unificados, o que possibilitou a ampliação dos valores da Participação nos Lucros e Resultado.  No último acordo de 2020, o pagamento foi definido com a regra básica de 90% do salário-base, mais um valor fixo e uma parcela adicional de 2,2% do lucro líquido distribuído linearmente para todos os trabalhadores.

Na Caixa, em 2010, foi garantido o pagamento da chamada PLR Social, que distribui 4% do lucro líquido linearmente. O benefício específico foi conquistado após forte pressão das entidades representativas diante da atuação dos empregados na execução dos programas sociais do governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.