O reajuste salarial é um direito de todos os trabalhadores que foi criado para evitar que eles não tenham seu poder de aquisição prejudicado.
Por isso, o reajuste salarial deve ser feito anualmente e por meio de uma porcentagem sobre o salário que a pessoa já recebe.
Se a categoria do profissional em questão possui um sindicato, o reajuste é estabelecido em reuniões e decisões coletivas.
Normalmente, o reajuste salarial é estipulado no mês de maio. Entretanto, a empresa deve consultar o mês definido junto ao sindicato de cada categoria.
É importante destacar que a porcentagem do reajuste só é homologada por meio de acordo depois de uma discussão entre o seu sindicato, os colaboradores e a própria empresa.
Além disso, há situações em que a própria empresa pode reajustar os salários antes das negociações, de forma espontânea.
Caso isso ocorra, o valor pode ser descontado dos reajustes definidos em dissídio. Isso significa que, se a porcentagem definida for maior do que a antecipada, os profissionais devem receber a diferença.