Na rodada de negociação com a Comissão Nacional dos Funcionários, que ocorreu na sexta-feira 19, a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) informou que vai atender à reivindicação dos trabalhadores e vai prorrogar a suspensão do pagamento dos empréstimos de férias e CDC pelos meses de setembro e outubro. Além disso, o banco também aceitou conceder cinco dias de licença paternidade para pais de filhos natimortos.
Estes são avanços muito importantes para os trabalhadores do BNB.
Na reunião, a CNFBNB cobrou também a implementação das comissões temáticas sobre teletrabalho, PCR e acompanhamento pós-Covid, pois são temas muito caros para o funcionalismo. O banco informou que tem pré-disposição a criar a comissão sobre o teletrabalho, mas quer tomar conhecimento de como o tema está sendo discutido no âmbito dos outros bancos e com a Fenaban.
Outra cobrança dos representantes dos bancários foi que os funcionários não tenham prejuízos com as mudanças no programa CrediAmigo. O BNB informou que tem de analisar quantas carteiras seriam impactadas e analisar as situações específicas nas agências. A direção do banco se comprometeu a solicitar à Camed uma apresentação do projeto e convidar um representante dos trabalhadores para participar.
A próxima rodada de negociação específica com o BNB acontece hoje, em São Paulo.
Fonte: SBBA