PLENÁRIA REFORÇA IMPORTÂNCIA DA UNIDADE DOS BANCÁRIOS

0 212

Em um momento decisivo da campanha salarial, após dezenas de negociações com os banqueiros e a apresentação das propostas para os trabalhadores, a participação da categoria foi expressiva na plenária virtual na noite de ontem. Mais de 1 mil bancários da Bahia e Sergipe participaram e interagiram para saber mais detalhes das negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), Caixa, BB e BNB.

A Fenaban propôs reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. Ainda prevê reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas e também a manutenção de direitos e a inclusão de novas cláusulas sobre teletrabalho, combate ao assédio sexual e moral.

O Comando Nacional foi firme diante da enrolação dos bancos durante os quase três meses de negociações. Foi o que informou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que integra o Comando.

De maneira unânime, os representantes dos empregados ressaltaram que a proposta não é a ideal, mas é a possível diante da conjuntura desfavorável, sobretudo com constantes ataques do governo Bolsonaro.

Banco do Brasil –  destaque para o cancelamento da redução de 3 para 1 dos ciclos necessários no descomissionamento. A CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil) ter conseguido a desistência do BB de querer alterar os critérios da GDP (Gestão de Desenvolvimento por Competências) foi uma vitória, segundo o diretor do SBBA, Fabio Ledo. Além de ter conquistado o compromisso do banco em viabilizar a proposta dos eleitos para a implementação da revisão do critério da Pontuação Individual do Participante (PIP), através dos seus representantes nos órgãos de governança da Previ.

CEF –  o acordo específico apresentado pelo banco garante o pagamento da PLR Social, do adiantamento de férias e do adicional noturno. O secretário geral da Feebbase, Emanoel Souza, destacou que a direção da empresa quis arrancar conquistas dos trabalhadores, mas a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) manteve a mobilização para garantir que os trabalhadores não fossem atacados.

Garantia de todos os direitos, com avanços, a exemplo do acordo de teletrabalho e a criação do GT de condições de trabalho são outros pontos do ACT proposto aos bancários da Caixa.

BNB –  vai seguir o acordado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban sobre as cláusulas econômicas, como os reajustes no salário e nos vales refeição e alimentação). As informações foram passadas pelo diretor da Federação Waldenir Brito. A proposta do BNB inclui ainda a celebração do ACT aditivo à CCT sobre teletrabalho, com formação de Comissão Paritária, redução de 180 para 30 dias no prazo para a mudanças de vale refeição para alimentação ou vice-versa e concessão de licença paternidade para pai de natimorto, dentre outros pontos.

Maiores informações sobre a proposta amanhã no Boletim Diário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.