COM BOLSONARO, 800 BIBLIOTECAS SÃO FECHADAS

0 263

O avanço do ultraliberalismo destrói a cultura brasileira. Desde o início da construção do golpe parlamentar-jurídico-midiático, em 2015, quase 800 bibliotecas públicas foram fechadas no país. Os dados são do SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas). O número ainda pode ser bem maior.

As informações reforçam as denúncias de desmonte da cultura e da educação, intensificadas com o governo Bolsonaro. Para muitos municípios, as bibliotecas públicas são um elo fundamental da cultura, para a formação de pessoas, além de serem ferramentas para o desenvolvimento da cidadania.

A população mais vulnerável é a mais comprometida. Importante destacar que desde 2010, pela lei 12.244, todas as escolas públicas devem ser equipadas com bibliotecas. No entanto, a partir de 2016, o caminho para atingir o objetivo ficou mais longo, pelos cortes de investimentos.

Quanto menos acesso à memória que está no conhecimento acumulado pela humanidade, disponível nas bibliotecas, mais a juventude se torna desconectada do mundo em que vive. A biblioteca garante que o conhecimento seja de acesso ao público e não vire mercadoria.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.