Com a retomada de um governo democrático, as alianças mundo afora sinalizam retorno ao Brasil. Após a vitória de Lula, que assume a presidência do país em 1º de janeiro de 2023, a Alemanha apontou que está disposta a descongelar os pagamentos ao Fundo Amazônia.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento da Alemanha, há uma grande vontade de procurar rapidamente o Brasil. O assunto deve ser discutido com a equipe de transição que prepara o novo governo a iniciar em janeiro.
O Fundo Amazônia, projeto que envolve Alemanha, Noruega e o governo brasileiro, foi perdido em 2019, com o atual governo. A medida foi tomada após o enfraquecimento das medidas de proteção ambiental, o que representou uma perda de US$ 500 milhões para a maior floresta tropical do mundo.
A Noruega também sinalizou que está pronta para discutir os passos necessários para reabrir o Fundo Amazônia. Segundo autoridades do país, foi notado sinais positivos da campanha de Lula em relação às iniciativas políticas destinadas a reduzir rapidamente o desmatamento na Amazônia.
Fonte: SBBA