BRASIL TEM 2,6 MILHÕES DE PESSOAS BUSCANDO TRABALHO HÁ MAIS DE DOIS ANOS

0 222

Mesmo com a queda nos últimos meses, o desemprego continua atingindo milhões de pessoas no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, no terceiro trimestre de 2022, o país tinha 2,6 milhões de pessoas procurando trabalho há dois anos ou mais. Esse percentual corresponde a 27,2% dos 9,5 milhões desempregados no período.

A Pnad Contínua mostra ainda que outras 4,2 milhões de pessoas buscam emprego há mais de um mês e menos de um ano. Os desempregados há menos de um mês eram 1,6 milhão de trabalhadores.

O grupo de desempregados há mais de dois anos diminuiu de 2021 para 2022. Mas na comparação com 2012, cresce 76,6%.

Informalidade

Outra situação preocupante é o aumento da informalidade. Segundo os resultados da pesquisa, a taxa de informalidade no país segue próxima dos 40% – corresponde a 39,4% dos ocupados. Mas varia de 25,9% (Santa Catarina) a 60,5% (Pará). Em São Paulo, é de 30,6%. Entram nessa conta empregados no setor privado e trabalhados domésticos sem carteira, empregadores e trabalhadores por conta própria sem registro no CNPJ. No total, 39,1 milhões.

Os dados mostram a importância de políticas para a geração de empregos de qualidade no Brasil, que garantam os direitos dos trabalhadores.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.