O orçamento do programa Farmácia Popular para 2023 está defasado em quase R$ 1,8 bilhão, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Saúde e Assistência Farmacêutica (Ibsfarma), também chamado de “Cuida Brasil”.
Para 2023, a proposta orçamentária previu R$ 1,018 bilhão para o programa de subsídio a medicamentos. É o menor valor previsto para o programa na série histórica do Ibsfarma. A queda nos recursos começou após o impeachment de Dilma.
Com o corte para o ano que vem, vai ser preciso reduzir mais da metade das pessoas atendidas. Sabemos que o próximo governo Lula vai ter o programa Farmácia Popular como prioridade, porque já tratou assim. O problema é que as pessoas já estão sofrendo com isso. Ainda há o agravante de falta de medicamentos básicos em farmácias privadas, devido a falta de insumos para fabricação.
A defasagem orçamentária no Farmácia Popular pode impor aos usuários do programa a indisponibilidade de medicamentos importantes, como os voltados ao tratamento de diabetes, asma e hipertensão.
Fonte: Vermelho