Enfim, os nomes das novas presidentes da Caixa e do Banco do Brasil foram anunciados pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira (30/12). A atual representante dos empregados no Conselho de Administração do banco, Rita Serrano, assumirá a presidência da Caixa e Tarciana Medeiros, que atualmente é gerente executiva do BB, será a nova presidente da instituição financeira.
São duas funcionárias de carreira que vão assumir os dois bancos públicos com o grande as desafio, principalmente após anos de ataques e desmontes. “Elas conversaram muito com o presidente, conversaram muito comigo, estão absolutamente alinhadas com o plano do governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito aqui no Brasil. É uma agenda muito desafiadora”, disse Haddad.
Um dos desafios para as novas gestões dos bancos públicos será na liberação de crédito para a população. Para Rita Serrano, quarta mulher a presidir a Caixa e a segunda de carreira, “o presidente Lula mais uma vez resgata o valor do que é para todos, público, valorizando a Caixa e provando seu compromisso com as mulheres e trabalhadores”. Ainda apontou como uma das prioridades a partir de 1º de janeiro será reorganizar o banco para cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda do governo e do Minha Casa Minha Vida e ampliar a parceria com Estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura.
Adaptado SBBA