Ontem, data em que a Caixa completou 162 anos, Maria Rita Serrano assumiu a presidência do banco público. Rita foi anunciada pelo governo Lula como nova presidenta da Caixa em 30 de dezembro, mas a sua nomeação só foi publicada no Diário Oficial nesta segunda 9. A cerimônia de posse de Rita Serrano como nova presidenta da Caixa será realizada a partir das 18h, no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília.
A expectativa dos empregados e suas entidades com a nova gestão é de que sejam retomados o diálogo e o respeito com os trabalhadores, algo que inexistiu no governo Bolsonaro, com Pedro Guimarães à frente da Caixa. A gestão Pedro Guimarães, aliás, ficou marcada pelo desmonte do banco, corte de direitos, sobrecarga de trabalho e pelo assédio moral e sexual.
Rita Serrano, de 53 anos, que atuava até então como representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades, e lançou a campanha Se é Público é Para Todos. Também é diretora na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
Fonte: SPbancários