FECHAMENTO DE AGÊNCIAS PREJUDICA A POPULAÇÃO

0 306

Sem responsabilidade social, apenas com foco no aumento da lucratividade, os grandes bancos aproveitaram a pandemia da Covid-19 para acelerar o processo de digitalização e redução de despesas, tendência que já acontecia nos últimos anos. Desde 2018, houve o enxugamento de 16,5% da rede de agências do país.

Dados do Banco Central de março passado, últimos divulgados, revelam que o Brasil conta com 18.158 agências. A imensa maioria em cidades grandes, já que em muitos municípios menores a presença dos bancos é quase nenhuma. O Bradesco fez o corte mais agressivo. Em quatro anos, o número de trabalhadores caiu em mais de 10 mil. A redução acompanha o processo de fechamento das agências iniciado em 2018. A rede de atendimento saiu de 4.708 para 2.948.

A queda também aconteceu na rede federal. No Banco do Brasil, o quadro de pessoal caiu 11,8% desde 2018 e o total de agências foi reduzido em 16,1%. O fechamento de unidades e as demissões têm impacto no total de empregos e na economia dos municípios.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.