BANCOS VÃO À FALÊNCIA NOS EUA COMO CONSEQUÊNCIA DA ALTA NOS JUROS

0 252

O Silicon Valley Bank e o Signature Bank faliram com enorme velocidade – tão rapidamente que poderiam ser casos clássicos de corridas bancárias clássicas, nas quais muitos depositantes retiram seus fundos de um banco ao mesmo tempo. As falências do SVB e do Signature foram duas das três maiores da história bancária dos Estados Unidos, após o colapso do Washington Mutual em 2008.

Os economistas se perguntam como isso pôde acontecer, quando o setor bancário tem níveis recordes de excesso de reservas e uma quantidade de caixa mantida além do que os reguladores exigem.

Embora o tipo mais comum de risco enfrentado por um banco comercial seja um salto na inadimplência de empréstimos – conhecido como risco de crédito – não foi o que aconteceu aqui.

Segundo o economista Vidhura S. Tennekoon, professor assistente de Economia na Universidade de Indiana (EUA), foram dois os grandes riscos enfrentados: risco de taxa de juros e risco de liquidez.

Risco da taxa de juros

Segundo ele, em artigo no The Conversation, Um banco enfrenta risco de taxa de juros quando elas aumentam rapidamente em um período muito curto.

Isso é exatamente o que aconteceu nos EUA desde março de 2022. O Federal Reserve tem aumentado agressivamente as taxas – 4,5 pontos percentuais até agora – em uma tentativa de domar a inflação crescente. Como resultado, o rendimento da dívida saltou a uma taxa proporcional.

Com as falências, o FED começa a pensar com mais cautela sua atuação em relação à inflação, que tem sido um desafio enorme de controle.

A aquisição do SVB pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), uma agência do governo, significa que os acionistas perderam todo o seu investimento, com o preço caindo de quase US$ 800 para zero para um banco cuja capitalização de mercado atingiu US$ 44 bilhões no final de 2021 .

No domingo (12), a secretária do Tesouro, Janet Yellen, havia anunciado, em conjunto com o Banco Central (Fed) e o FDIC, após consulta ao presidente americano Joe Biden, que os clientes do banco falido poderiam sacar todos os seus depósitos (com a garantia do FDIC limitada a $ 250.000). O SVB é daqueles bancos que investiam em Start ups, empresas inovadoras, que crescem muito rápido. Muitas empresas, inclusive bancos de criptomoedas foram afetadas pela falência.

Fonte: Vermelho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.