BC DESCONSIDERA APELOS DA SOCIEDADE E MANTÉM TAXA DE JUROS EM 13,75%
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou, nesta quarta-feira (22), que a taxa básica de juros, a taxa Selic, será mantida em 13,75% ao ano – o que prejudica a retomada do crescimento do país. Esta e a quinta vez consecutiva que a Selic é mantida neste patamar.
É a segunda reunião do Comitê sob o governo Lula e foi marcada pela pressão pela queda de juros, que não aconteceu.
Na terça-feira (21) entidades dos movimentos social, sindical e estudantil promoveram atos em todo o Brasil exigindo a redução dos juros com o denominado “Dia de Luta por Juros Baixos! Fora Campos Neto”.
Roberto Campos Neto, presidente do BC, é um dos principais alvos das manifestações, pela condução da política de juros e declarações que deu que confrontaram os que pediam a redução. Ele era integrante de um grupo de WhatsApp de ex-ministros de Bolsonaro.
Durante uma conferência no Rio de Janeiro promovida pelo BNDES que reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Fiesp, Josué Gomes, e economistas internacionais como Joseph Stiglitz e Jeffrey Sachs, o assunto foi dominante e todos os citados foram unânimes quanto ao corte de juros pelo Copom.
Fonte: Vermelho