Mais um prejuízo deixado pela gestão de Pedro Guimarães. A Caixa foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 3,5 milhões em indenização, a título de danos morais e coletivos, por conta das humilhações e constrangimentos cometidos pelo ex-presidente em um evento institucional em 2021. O processo corria sob segredo de Justiça.
Para recordar, no evento, chamado “Nação Caixa”, Pedro Guimarães obrigou os trabalhadores a fazerem flexões “ao estilo militar”. A empresa argumentou que o momento foi de “descontração” para “quebrar o gelo”. No entanto, a juíza do Trabalho, Viviany Aparecida Carreira Moreira Rodrigues, não acatou as justificativas e considerou a conduta reprovável, constrangedora e humilhante.
Na decisão, ainda afirmou que “os vídeos juntados em plataforma eletrônica própria demonstram que o ex-presidente usou o poder hierárquico e submeteu os participantes do evento a constrangimento e exposição desnecessários, com utilização de ‘brincadeira’ de mau gosto, incompatível com a finalidade do evento”.
Fonte: SBBA