Quase 70 anos depois de ter conseguido erradicar a dengue pela primeira vez, o Brasil precisa mais uma vez combater a doença que afeta milhares de pessoas todos os anos. Em 1955, a doença foi erradicada graças a uma campanha nacional de controle de mosquitos.
No entanto, a dengue retornou ao Brasil em 1981, causando uma nova epidemia. Desde então tem sido um problema de saúde pública constante. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e se reproduz em água parada. É mais comum em áreas tropicais e subtropicais. Além da dengue, o mosquito também pode transmitir zika, chikungunya e febre amarela.
O enfraquecimento das políticas de vigilância epidemiológicas, por parte do governo Bolsonaro, como conscientização da população sobre a importância da prevenção e do controle da doença, é um dos motivos para o retorno da dengue.
Além disso, há relatos científicos de que, em alguns países do mundo, os mosquitos se tornaram resistentes a venenos. No entanto, estudos também mostram a eficiência do uso da bactéria Wolbachia, que bloqueia o poder de transmissão da dengue.
Fonte: SBBA