A principal causa de enfermidade entre os profissionais do setor bancário é a pressão, manifestada através de assédio moral e metas abusivas. A questão da saúde possui uma relevância extremamente significativa para o sindicato. Com as transformações ocorridas no setor financeiro, houve uma modificação no tipo de doenças que acometem os bancários.
Anteriormente, as principais enfermidades eram Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), mas agora o principal problema é o adoecimento mental. Em um levantamento realizado em 2022, foi diagnosticado que 77% dos profissionais bancários sofrem de exaustão, fadiga e preocupação devido às metas abusivas. Além disso, 44% relataram ter crises de ansiedade e pânico, e 35,5% afirmaram ter feito uso de medicamentos controlados.
Nos últimos anos, o movimento sindical tem lançado campanhas com o objetivo de conscientizar os bancários e pressionar as instituições bancárias a adotarem medidas para acabar com o assédio moral nas agências.
Continuaremos dedicados a combater esse problema, que atualmente é o principal fator que leva ao afastamento do trabalho.