A Caixa Econômica Federal apresentou, na segunda-feira (15), mudanças no Programa de Qualidade de Vendas (PQV) que aumentam as punições para as empregadas e empregados que não cumprem as metas estabelecidas.
Segundo relatos recebidos, há reclamações de empregados que consideram injusta a penalização decorrente do cancelamento de produtos da cesta de serviços pelos clientes, mesmo quando a própria Caixa envia mensagens instruindo-os a solicitar o cancelamento caso o produto não se ajuste ao perfil do cliente. Os colaboradores que não obtiverem 90 pontos no PQV podem ser sujeitos a sanções, incluindo a proibição de participar de Processos de Seleção Interna (PSI) e o encaminhamento à corregedoria.
A apuração dos resultados do primeiro semestre de 2023 será feita em dois momentos. O primeiro vai considerar o primeiro trimestre, já com a aplicação das novas faixas de resultados definidas; habilitação, ou desabilitação em campanhas; bonificação, ou punição em processo seletivo (PSI/Score). O segundo momento considerará os resultados do segundo trimestre, considerando a incidência das novas faixas; início das consequências referentes às novas faixas com mensageria; acompanhamento do desempenho do empregado; avaliação das contestações em mais de uma instância; deflator no IQV decorrente da ausência de avaliação de contestação.