TRIO NORDESTINO AOS 65 ANOS NO FORRÓ DE CABO A RABO

0 438

Em Salvador, exatamente no ano de 1958, nascia o mais emblemático trio de forró da música brasileira. Formado, à época, pelos músicos baianos Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo), o Trio Nordestino completou recentemente 65 anos.

Mais de seis décadas depois, o trio segue firme, atuante, mas agora com novos componentes: Luiz Mário (triângulo e voz), Jonas Santana (zabumba e vocal) e Tom Silva (sanfona e vocal).

Em 2017, o Trio Nordestino foi um dos representantes do Nordeste na 18ª edição do Grammy Latino. A indicação foi na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras” com o disco “Trio Nordestino Canta o Nordeste. Em 2018 foi o vencedor do Prêmio da Música Brasileira na categoria ‘Regional – Melhor Grupo.

Mesmo o forró tendo sido declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2021, tanto Luiz Mário quanto Jonas Santana acreditam que o mais famoso ritmo nordestino ainda não é devidamente valorizado dentro da música brasileira.

“Infelizmente, temos pouco espaço nas grandes mídias, quase não se vê músicas de forró tradicional entre as ouvidas ou acessadas, e é difícil conseguir apoios e patrocínios para novos projetos. Mas vamos resistindo e mostrando que o forró é música brasileira de raiz e merece muito respeito”, comenta Luiz Mário.

Jonas concorda e diz ainda que, pela qualidade musical do forró, ele deveria ser mais visto e apreciado. “O forró é rico de ritmos, cultura e linguagem. Precisa de mais reconhecimento, valorização e menos preconceito”.

O Forró de Cabo a Rabo, o Arrasta-pé dos Bancários, nasceu em 1989, como um forró de rua, na Avenida Duque de Caxias em frente ao Sindicato dos Bancários, posteriormente, ganhou os salões, e já fazem alguns anos que é realizado da AABB de Itabuna. Desde o início a diretoria do sindicato buscou promover o forró raiz, um tributo as tradições do Nordeste, a valorização da música regional e dos seus gêneros mais populares: xote, baião, xaxado, galope e marchinhas juninas.

Orgulho de ser Nordestino!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.