BANCOS ADOTARÃO SISTEMA DE RASTREAMENTO PARA COMBATER O DESMATAMENTO

0 264

Com o intuito de preservar a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, e combater práticas que levam ao desmatamento, os bancos estão planejando implementar um sistema de rastreamento e monitoramento da aquisição de gado até dezembro de 2025.

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o Itaú, BB, Votorantim, BMG, Bradesco, Caixa, Daycoval e Santander deverão negar crédito a frigoríficos e matadouros que adquirirem gado proveniente de áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia Legal e no Maranhão. Essa medida, se for realmente concretizada e não apenas um blefe, representa um avanço significativo na luta contra o desmatamento. O movimento sindical está atento a essa questão e irá cobrar que a iniciativa seja efetivamente colocada em prática.

O sistema abrangerá dados cruciais, como embargos, sobreposições com áreas protegidas, identificação de polígonos de desmatamento, autorizações de supressão de vegetação e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades de origem dos animais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.