PRECONCEITO DE GÊNERO PERSISTE NO BRASIL E NO MUNDO

0 272

Estudo recente realizado em cerca de 80 países, abrangendo mais de 85% da população mundial, revelou números alarmantes sobre o preconceito contra mulher. Quase 90% da população mundial, independentemente do sexo, possui algum tipo de preconceito contra as mulheres. Os dados foram divulgados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

O sexismo, tanto entre homens como entre as próprias mulheres, é apontado como “potencialmente prejudicial”, legitimando atos de violência física e psicológica. No contexto brasileiro, os dados são igualmente preocupantes. A pesquisa mostra que quase 85% da população no Brasil possui, pelo menos, um tipo de preconceito contra o gênero feminino.

É apontado também que 75,56% dos homens e 75,79% das mulheres brasileiras possuem preconceito em relação à decisão de desejar ou não ter filhos, além de atitudes ligadas à violência íntima. Além disto, quase 40% dos entrevistados acreditam que mulheres não desempenham um bom papel na política e que homens são mais competentes.

Os resultados do Brasil são semelhantes aos outros países, como Bielorússia, Romênia, Guatemala, Eslováquia, Trindad, Chile, Tobago e México. Embora tenha um avanço tímido nos indicadores de reconhecimento dos direitos da mulher, passando de 10,2% em 2012 para 15,5% em 2023, ainda há muito a ser feito.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.