PESQUISAS MOSTRAM OTIMISMO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO COM A ECONOMIA

0 313

Duas pesquisas recentes apontam que a melhora do contexto econômico brasileiro está influenciando positivamente a percepção da população. Segundo o Instituto Ipsos, em junho, o Índice de Confiança do Consumidor, monitorado em 29 países, aponta o Brasil como terceiro do mundo, melhor resultado em dez anos.

A taxa brasileira é de 58,6 pontos, 3,2 pontos acima do mês anterior, e fica atrás apenas da Indonésia (65,9) e da Tailândia (58,7). A escala vai de zero a 100 e mede o grau de confiança em relação ao consumo e a percepção sobre o cenário político. Também fica bem acima da média global, de 47,4. Além disso, o Brasil foi o segundo país com maior crescimento das expectativas em junho.

Outra pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (26), vai no mesmo sentido. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 4,1 pontos em junho, chegando a 92,3 pontos. No caso das médias móveis trimestrais, o índice apresenta alta pelo terceiro mês consecutivo, em 1,8 ponto, para 89,1 pontos.

Tal avanço reflete o resultado de outros dois índices. Segundo a FGV, pelo segundo mês consecutivo há melhora no Índice de Expectativas (IE) que sobe 3,6 pontos, para 104,0 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) avança 4,4 pontos, para 75,7 pontos, e alcança o maior nível desde março de 2020, (76,1 pontos) no início da pandemia de Covid-19.

Fonte: Vermelho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.