Com a intenção de mesclar digitalização financeira e inclusão social, a Caixa pretende pagar benefícios trabalhista e social, como o Bolsa Família, por meio do real digital, uma criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central. Para isto, o banco lançou consórcio para elaborar produtos e soluções que poderão ser usadas no sistema digital.
A medida visa beneficiar ainda mais a população. Vale lembrar que a Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. Um dos produtos que devem ser desenvolvidos é a possibilidade de compra de imóveis pelo real digital.
Na prática, o processo funcionaria como um PIX para a aquisição e o pagamento de prestações da casa própria, com o objetivo de aumentar a velocidade e reduzir o custo dos financiamentos habitacionais. Segundo a presidenta do banco, Maria Rita Serrano, a Caixa vai entrar em vantagem, porque lidera a concessão de crédito imobiliário no país e poderá influenciar todo o mercado ao adotar o real digital nas transações.
Atualmente, em média, o financiamento habitacional demora 25 dias até chegar o registro em cartório. O processo será uma forma de agilizar e melhorar o atendimento para as pessoas que sonham com a casa própria. Os sistemas desenvolvidos pelos consórcios serão testados a partir de setembro.
Fonte: SBBA