PREÇOS DOS ALIMENTOS: MAIOR QUEDA MENSAL EM 24 ANOS SINALIZA MUDANÇAS ECONÔMICAS

0 285

O mês de agosto está se configurando de maneira surpreendente no que diz respeito aos preços dos alimentos. Se a previsão se confirmar, este mês poderá encerrar com uma queda histórica nos preços dos produtos alimentícios, algo que não é visto há 24 anos. No início deste mês, já foi observada uma redução de 1,4% nos valores desses itens, um indicativo notável da tendência em curso. Essa virada econômica sugere que, após um período prolongado de políticas ultraliberais, a economia nacional está trilhando um caminho mais acertado.

Caso essa estimativa se concretize, estaremos diante do mais expressivo declínio de preços desde maio de 1999. Nos primeiros meses deste ano, a taxa de inflação relacionada aos alimentos experimentou um aumento moderado, atingindo apenas 0,23%. No acumulado dos últimos 12 meses, esse índice se situa em 1,84%, de acordo com informações fornecidas pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa).

O destaque de 2023 é a notável queda de 9% no preço da carne bovina para os consumidores. Uma mudança notável, especialmente se considerarmos que, nos últimos quatro anos, os preços desses produtos subiram até 67%. Nesse contexto, a gestão do governo Lula tem recebido ainda mais apoio, dadas as adversidades enfrentadas nos anos anteriores, marcados por uma política ultraliberal sob a administração de Bolsonaro. Desde o início de 2019, a média da inflação dos alimentos pairou em torno de 57%, um índice consideravelmente superior à taxa de inflação geral de 32% durante o mesmo período.BB

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.