COM INFLAÇÃO, REAJUSTE DOS BANCÁRIOS SERÁ DE 4,58%

0 264

Ótima notícia para os bancários com a divulgação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O ajuste salarial para a categoria será de 4,58%. Esse índice é o resultado da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de setembro de 2022 a agosto de 2023, que atingiu 4,06%, mais aumento real de 0,5%.

Além de ser aplicado nos salários dos trabalhadores, o INPC também terá impacto nos vales de alimentação e refeição, bem como na PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Devido à pressão exercida pelos sindicatos, a maioria dos bancos adiantou o pagamento da primeira parcela, que deve ser efetuado até o final deste mês, com o prazo limite em 30 de setembro.

Quanto à segunda parte da PLR, esta será concedida em 2024, após o fechamento do balanço financeiro das instituições bancárias e a consolidação dos lucros. As empresas têm até 1º de março de 2024 para efetuar o crédito dessa parcela final.

É importante destacar que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários assegura esses direitos até o dia 31 de agosto de 2024. No que diz respeito a este ano, o reajuste determinou a reposição da inflação (INPC) acrescida de 0,5% de aumento real nos salários, abrangendo todos os valores fixos da PLR, bem como nos benefícios de vale-alimentação, vale-refeição e em todas as demais verbas estipuladas nas cláusulas econômicas da CCT, como o auxílio-creche/babá, gratificações e o auxílio para home office.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.