A mobilização do movimento sindical para amenizar a sobrecarga de trabalho nos bancos e ainda garantir atendimento de qualidade para a população dá resultado. Em mais uma Semana de Integração, cerca de 20 novos empregados da Caixa que vão atuar na Bahia, Sergipe e Alagoas tomaram posse.
Na oportunidade, foram debatidas as conquistas obtidas pelo movimento sindical ao longo dos anos e a importância de fortalecer as causas coletivas, a exemplo da convocação dos aprovados no último concurso público.
Os novos convocados são fruto de ação judicial e negociação realizada pelo Comando Nacional dos Bancários, que teve a participação do MPT (Ministério Público do Trabalho), para assegurar a convocação de mais 800 novos trabalhadores para o banco neste ano. Porém, há necessidade de contratar ainda mais porque a sobrecarga de trabalho e a pressão por resultados têm sido intensa nas agências.
É importante destacar que o PCS (Plano de Cargos e Salários), PFG (Plano de Funções Gratificadas) e demais conquistas só foram possíveis graças às diversas manifestações, paralisações, ações judiciais e negociações. Inclusive, os novos convocados têm direito ao plano de saúde por conta do último Acordo Coletivo, firmado entre os Sindicatos e a direção do banco.
Nos governos Temer e Bolsonaro houve a extinção do plano de saúde para os novos empregados. Isto foi retomado na última campanha salarial.
Fonte: SBBA