O curso de formação que a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe realizou no último fim de semana foi muito proveitoso. O evento começou na sexta-feira (15/9), com uma dinâmica de acolhimento, e seguiu no sábado (16) e domingo (17), com aulas sobre a história do movimento sindical, papel dos sindicatos, concepções sindicais e conquistas da categoria.
O curso reuniu 55 participantes, oriundos de 10 bases sindicais. As aulas ocorreram no Bahia Plaza Hotel Busca Vida, em Camaçari, onde os participantes ficaram os três dias. Diretores do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Juliano Viana, Alex Novais e Kelly Del Rey, participaram do curso.
O curso foi realizado em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES). No sábado, as aulas foram ministradas por Adelmo Oliveira, que abordou a origem dos sindicatos, história do movimento sindical no Brasil, concepções sindicais e papel do sindicato.
No domingo pela manhã, foi a vez do jornalista e analista político Marcos Verlaine falar sobre os sindicatos e os espaços públicos. No domingo pela tarde, o diretor da Federação Eduardo Navarro tratou das lutas e conquistas bancárias, encerrando as aulas.