Formado por representantes do Itaú e dos bancários, o Grupo de Trabalho sobre Saúde (GT Saúde) se reuniu ontem (20/9), em São Paulo, para dar seguimento ao debate sobre as questões envolvendo a saúde e o bem-estar dos bancários no ambiente de trabalho.
No encontro, o banco apresentou em detalhes o programa de Prevenção ao Adoecimento Psicológico, falando das várias vertentes do programa como o Recomeçar, o Fique OK e várias outras ações para dar apoio e suporte aos funcionários. O banco ficou de enviar o programa para que as entidades representativas dos bancários possam conhecer e divulgar para os trabalhadores.
Na reunião, representantes do movimento sindical chamaram a atenção para um dos maiores causadores de doenças psicológicas, o assédio moral institucional. Foi questionada também, a emissão da CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) e a discriminação com os adoecidos após o retorno ao trabalho.
Os representantes do banco prometeram analisar as observações e buscar sempre o aprimoramento do programa para que o objetivo de prevenir o adoecimento psicológico alcance todos os funcionários e não fiquem só nos grandes eixos do país.