O governo Lula esperar gerar 4 milhões de novos empregos com as obras programadas, através do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), depois de um período sem projeto de investimento de longo prazo. A intenção de acelerar o crescimento econômico, inclusão social, geração de emprego e renda, além de reduzir as desigualdades sociais e regionais.
O investimento inicial deve ser de R$ 1,7 trilhão, sendo que R$ 1,4 trilhão serão investidos entre 2023 e 2026. Para isto, o Estado deverá estimular a economia com ação planejada e articulada com o setor privado. Tudo o que for necessário para reverter a semiestagnação da economia e os efeitos da política econômica e monetária adotada pelos governos Temer e Bolsonaro.
O Novo PAC prevê investimentos em áreas com demandas voltadas à transição energética e ao desenvolvimento ambientalmente sustentável. Ainda propõe apoiar o projeto de “neoindustrialização”, que será desenvolvido pelo CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial). Além disso, as ações propostas buscam criar ambiente favorável ao investimento, com o desenvolvimento de medidas ligadas ao crédito.
Fonte: SBBA