Devido a um erro da Caixa que resultou na perda de até 10 pontos no ‘Conquiste’ de várias agências e superintendências regionais, a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) cobrou que o banco reverta as penalidades aplicadas em função de um reprocessamento dos resultados de poupanças NSGD. A empresa precisa investir na área de sistemas para que erros e quedas não prejudiquem o trabalho e a avaliação de desempenho dos bancários.
A Caixa teve que reprocessar os resultados depois de ter percebido, faltando três dias para o fechamento, um erro no processamento do resultado das poupanças NSGD, de 40 dias atrás. Como o problema foi do banco, não deveria impactar nas unidades da rede. As constantes falhas geram estresse, adoecimento e perdas, para os trabalhadores, para o banco e, principalmente, para a sociedade.
Os problemas da gestão de resultados precisam de atenção. O acordo coletivo determina desde o ano passado que o banco abra negociações com a CEE sobre o estabelecimento de metas e as formas de cobrança (cláusula 87), mas nada foi feito.
Para piorar, a Caixa afirmou que o programa GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas) tinha sido aposentado, apesar de utilizar os mesmos métodos assediadores no ‘Minha Trajetória’ e no ‘Conquiste’. Ou seja, maquiagem para dizer que não há mais assédio na empresa.
Fonte: SBBA